terça-feira, 3 de novembro de 2009

Aptidão para escolher certo: Múltiplas Inteligências podem ajudar na hora de decidir sua profissão

No momento de preparação para o vestibular, além da expectativa com a prova o candidato também fica na dúvida sobre qual profissão escolher.
Até a década de 1990 a capacidade intelectual era mensurada somente pelo teste de Q.I. (Quociente Intelectual), porém nos dias atuais também é utilizado o teste de Múltiplas Inteligências para saber quais as habilidades específicas de cada um. Mas deve-se ter cautela, pois o teste em si não deve ser considerado como a única opção para a escolha da profissão, ele serve como auxílio.
O correto é unir habilidades e gostos, e o autoconhecimento é fundamental no processo de escolha.
• Inteligência lógico-matemática: Capacidade de realizar operações matemáticas e de analisar problemas que envolvem a lógica. Matemáticos e cientistas têm essa capacidade privilegiada.
• Inteligência lingüística: Habilidade de aprender línguas e também a facilidade para se expressar (fala ou escrita). Advogados, escritores e locutores a exploram bem.
• Inteligência espacial: Capacidade de compreender o mundo visual minuciosamente, reconhecer e manipular bem uma situação espacial seja essa ampla ou restrita. Extremamente importante para arquitetos. Desenhistas e escultores.
• Inteligência físico-cinestésica: Capacidade de usar o corpo para a solução de problemas ou fabricação de produtos, ou até mesmo para danças e esportes. Capacidade evidenciada em dançarinos, atletas e mecânicos.
• Inteligência interpessoal: Capacidade de relacionar-se bem, entendendo as intenções e desejos das outras pessoas. Habilidade encontrada em políticos, líderes religiosos e professores.
• Inteligência intrapessoal: Capacidade do autoconhecimento. Desenvolvida em Psicoterapeutas e conselheiros.
• Inteligência musical: Habilidade para compor, tocar e apreciar padrões musicais. Presente em músicos, compositores e dançarinos.
• Inteligência naturalista: Habilidade para compreender e organizar os padrões da natureza. Presente em paisagistas.
• Inteligência existencial: Capacidade de refletir sobre questões fundamentais da existência, presente em diferentes segmentos da sociedade.
Todas as pessoas possuem múltiplas inteligências, porém entre elas alguma sempre vai se destacar. As habilidades também precisam ser exercitadas (lendo, escrevendo, fazendo contas, fazendo atividades físicas, terapias e etc.). A universidade é uma ótima escola para aperfeiçoamento das habilidades, e um exemplo claro é o curso de arquitetura, onde o aluno pode até não saber desenhar muito bem, mas as disciplinas específicas o ajudarão a nesse ponto.
A descoberta das inteligências é útil também no mercado de trabalho, onde cada vez mais profissionais com aptidões diferenciadas são valorizados.
O objetivo do teste é conhecer as características e investir nas áreas que precisam de maior desenvolvimento.
* O teste de múltiplas inteligências está disponível na página http://www.universia.com.br/preuniversitario/ - confira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário