segunda-feira, 2 de novembro de 2009

DICIONÁRIO: ENTENDA O CORPORATIVÊS

* Absenteísmo: falta constante ao trabalho, por parte do empregado, ou sua ausência devido a problemas de saúde.

* Avaliação 180 graus: É um modelo intermediário aos 360 graus. Com ele, não há avaliação dos subordinados, mas apenas dos pares, clientes e chefe.

* Avaliação 360 graus: sistema usado para medir o desempenho, em que o funcionário não é submetido somente à avaliação do chefe imediato, mas à dos colegas de trabalho, subordinados e até de clientes da empresa.

* B2B: Sigla fonética de "business to business". É o comércio eletrônico entre empresas. Trata-se de um mercado sem a participação do consumidor.

* B2C: Business to Customer, a empresa que vende diretamente para o consumidor via internet.

* Benchmark: parâmetros de excelência, exemplos de coisas boas.

* Board: conselho diretor

* Bônus: premiação em dinheiro concedida aos funcionários

* Brainstorm: literalmente, significa "tempestade cerebral". É uma reunião para se fazer exatamente isso: trocar idéias.

* Branding: É a construção da marca de uma empresa, produto ou pessoa.

* Break even point: o momento a partir do qual custos e receitas de um negócio se equilibram

* Breakthrough: trata-se de um avanço em determinada área

* Broad band: banda larga

* Budget: orçamento

* Buying in: compra (de uma empresa, por exemplo).

* Cash: dinheiro vivo.

* CEO - Chief executive officer: É o cargo mais alto da empresa. É chamado também de presidente, principal executivo, diretor geral, entre outros. Quando existe um presidente e um CEO, o primeiro é mais forte.

* CFO - Chief financial officer: Um nome mais sofisticado para diretor de finanças.

* Chairman: presidente do conselho que dirige a empresa.

* CHRO - Chief human resources officer: É o cargo de diretor de recursos humanos.

* CIO - Chief information officer: Responsável pelo planejamento e estratégia por trás da tecnologia. Pode ser também chief imagination officer, termo criado pela fabricante americana de computadores Gateway. É responsável por promover a criatividade entre o pessoal

* CKO - chief knowledge officer: É o gestor do capital intelectual da companhia. As atribuições vão desde a definição da arquitetura das informações e de seu fluxo até onde arquivá-las e como recuperá-las

* Clima organizacional: é o ambiente interno de uma empresa. Para avaliá-lo são considerados, entre vários itens, a liderança na companhia, a motivação para o trabalho, as possibilidades de crescimento profissional, enfim, as satisfações e insatisfações dos funcionários

* CLO - Chief learning officer: Responsável por administrar o capital intelectual. Ele precisa reunir e gerenciar todo o conhecimento da organização

* CMM: Capacity maturity model, recurso para desenvolvimento de software

* CMO - Chief marketing officer: A função é um pouco mais complexa que a diretoria de marketing. Em algumas empresas, o CMO acumula ainda a diretoria comercial e, em outras, a área de novos negócios

* Coaching: Sessões de aconselhamento feitas por um consultor de carreira que acompanha e se envolve no desenvolvimento contínuo do profissional. Serve para promover mudanças de comportamento no funcionário, para que ele atinja novos objetivos.

* Commodity: Produto primário, geralmente com grande participação no comércio internacional.

* Consumer Relationship Management: gerenciamento das relações com o cliente.

* Consumer Understanding: conhecimento profundo a respeito dos clientes

* COO - Chief operating officer: executivo chefe de operações. Geralmente o braço direito dos CEOs.

* Core Business: negócio principal da empresa.

* Corporate Purpose: objetivo da empresa

* Counseling: Aconselhamento de carreira. É uma espécie de terapia profissional, que discute, entre outras coisas, os objetivos pessoais e futuros, estilo gerencial do executivo, nível cultural, valores e conhecimento do mercado. O objetivo é avaliar tudo isso para ajudar o profissional a tomar as melhores decisões para sua carreira

* Country-manager: diretor-geral para o país

* CRO - Chief risk officer: Além de gerenciar o risco nas operações financeiras, o CRO também é responsável por analisar as estratégias do negócio, a concorrência e a legislação.

* CSO - Chief Security Officer: Profissional que tem a missão de identificar fontes internas e externas de recursos para desenvolver projetos de tecnologia

* CTO - Chief Technology Officer: Existe uma confusão muito grande. Geralmente o CTO comanda a infra-estrutura da área de tecnologia. Enquanto o CIO o seu uso estratégico

* Data-base Marketing: marketing baseado em banco de dados de nomes e pessoas, para quem você dirige mensagens de interesse de sua empresa.

* Downsizing: redução no número de funcionários da empresa.

* Educação Continuada: cursos de aperfeiçoamento referentes à atividade do funcionário. Pode incluir a pós-graduação.

*EAD: Ensino a Distância que se utiliza de recursos didáticos por meio da internet, intranet e outros.

* Empowerment: Este termo surgiu nos anos 80 e se refere às situações em que os chefes devem decidir um pouco menos e os subordinados um pouco mais.

* Endomarketing: é uma área diretamente ligada à de comunicação interna, que alia técnicas de marketing a conceitos de recursos humanos.

* ERPs: Sistemas de Gestão Empresariais.

* Factoring: prática de algumas empresas que consiste em comprar cheques pré-datados de lojistas cobrando comissão.

* Feedback: É uma conversa particular entre o líder e o liderado, com caráter de avaliação, sobre os acertos e erros do liderado. O tema do bate-papo é o comportamento do subordinado.

* Fine tuning: sintonia fina, calibragem.

* Follow-up: dar prosseguimento a uma discussão ou debate, retomando temas para atingir soluções. Também pode significar revisão das tarefas que foram geradas após uma reunião ou auditoria, quando os prazos para realização se esgotaram.

* Forecast: Previsão

* Headcount: número de pessoas que trabalham em determinada equipe ou empresa.

* Headhunter: caça-talentos do mundo corporativo.

* Inclusão digital: é dar condições para que um número cada vez maior de pessoas possa ter acesso a novas tecnologias, entre elas a internet.

* Inclusão social: é a forma de trazer para a sociedade pessoas que foram excluídas dela e estavam privados de seus direitos, como os portadores de deficiências físicas.

* Income: renda

* Intranet: rede de comunicação interna e exclusiva das empresas.

* Intrapreneur (não confundir com entrepreneur): empreendedor interno, pessoa que dirige uma unidade do negócio como se ela fosse uma empresa independente.

* Job rotation: rodízio de funções promovido pela empresa, para que o funcionário possa adquirir novos conhecimentos em setores diferentes e acumular experiências, sem sair da companhia em que trabalha

* L.L.M: Master of Laws - mestrado em direito

* Market share: fatia de mercado

* Markup: é um sobre-preço que se acrescentado ao preço final do produto (digamos, após custo de produção, distribuição e margem de lucro prevista)

* MBA in Company: MBA oferecido pela empresa dentro de seu próprio espaço físico

* MBA: sigla em inglês para Master in Business Administration. É um curso que equivale à pós-graduação em administração de empresas

* Mentoring: profissional mais velho, com experiência e habilidade de relacionamento, que acompanha e passa para o mais novo suas idéias sobre o trabalho e a carreira.

* Nepotismo: favorecimento de parentes próximos feito por quem tem autoridade e poder

* Networking: construir uma boa rede de relacionamentos, geralmente em sua área de atuação.

* Outplacement: serviço oferecido e pago pela empresa, que consiste no aconselhamento, apoio, orientação e estímulo ao profissional demitido, preparando-o técnica e psicologicamente para se recolocar no mercado de trabalho, bem como para o planejamento de sua carreira.

* Performance: palavra inglesa que significa atuação e desempenho

* Player: empresa que está desempenhando algum papel em algum mercado ou negociação.

* Presenteísmo: Diferente do absenteísmo, quem sofre deste mal não falta ao trabalho, mas ao final de todos os dias sofre com dores de cabeça, cansaço, dores nas costas, irritação, sinusite e alergias - com isso, a produtividade e a motivação é que deixam de aparecer.

* Reengenharia: Mudança nos processo internos de uma empresa.

* Responsabilidade Social: atuação e consciência do papel das empresas como agentes sociais no desenvolvimento do ser humano e da comunidade à qual está inserido

* RH: sigla de Recursos Humanos - departamento responsável pelas contratações, treinamentos, remuneração, encaminhamento de carreira e conflitos na empresa.

* Sales Manager: gerente de vendas

* Spread: taxa de risco

* Supply Chain Management: gerenciamento de cadeia de abastecimento

* Target: alvo

* TI: sigla de Tecnologia da Informação

* Toró de palpites: tradução bem brasileira do termo inglês brainstorm, que significa uma reunião de pessoas que se juntam para encontrar soluções para problemas da empresa ou expor idéias criativas para novos projetos.

* Trend: tendência

* Turnover: rotatividade de funcionários dentro de uma empresa, medida pela média de pessoal que se mantém fixa na companhia.

* Workshop: treinamento em grupo de acordo com a técnica dominada pelo instrutor, que visa ao aprendizado de novas práticas para o trabalho.


Fonte: www.vocesa.com.br – Acesso realizado em 14 de maio de 2008, às 12h e 10 minutos.


Data de Elaboração: 25/01/2008

Disciplina: Comunicação e Negociação Empresarial

Professora: Ana Maria Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário