domingo, 18 de outubro de 2009

A ENTREVISTA DE SELEÇÃO



Podemos relatar que pesar de existirem diversos meios de avaliar um profissional que esta concorrendo a uma oportunidade a entrevista continua sendo a principal técnica utilizada e muitas vezes, a decisiva. E através deste método que se pode perceber é conhecer mais profundamente o entrevistado.
A entrevista pode ser estruturada, não estruturada ou ainda com ter enfoque em competências. A entrevista estruturada é um processo conduzido de acordo com uma ordem predeterminada. É planejada para extrair o máximo de informações do candidato com o mínimo de perguntas do entrevistador.
Já a não estruturada é informal e dá mais abertura ao candidato. O entrevistador fará um esquema dos temas que serão abordados. Deve demonstrar interesse e empatia pelo candidato e iniciará a entrevista com perguntas gerais, não comprometedoras.
Na entrevista por competências, parte-se do pressuposto de que os comportamentos passados podem dar indícios de comportamentos futuros. Competências é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que tornam um profissional importante para sua organização e para toda e qualquer empresa.
Para que a entrevista possa ocorrer com o sucesso desejado, no qual o entrevistador selecionará o aspirante mais adequado para aquela vaga, o profissional deve estar preparado. No processo, é importante que o entrevistador comporte-se de forma imparcial, sem mostrar preferências por um candidato.
Em uma entrevista de seleção, a percepção se dá não só através do que o candidato menciona, mas também, pelo modo com que relata se posiciona e se comporta diante do entrevistador. O profissional que realiza a atividade deve ter capacidade para detectar cada sinal que o aspirante produz.
Durante a entrevista a pessoa pode estar nervosa, ansiosa, tensa e preocupada. Diante dessa situação, o entrevistador pode agir de vários modos. Ele pode notar e ignorar, assim como, pode utilizar como mais um meio de investigação, até mesmo questionando o candidato o porquê dessa atitude.
Conseguir fazer com que a pessoa traga respostas sinceras e reveladoras do seu estilo e da sua forma de atuar em um determinado cargo é o desafio mais importante do entrevistador. Quando se trabalha a partir de um perfil não definido, o entrevistador pode até conseguir fazer uma projeção razoável sobre o desempenho do candidato no cargo específico para o qual ele está sendo avaliado.
Existe uma diferença relevante entre saber quem é a pessoa e saber se o desempenho dela será aquele que se espera no cargo. Nem sempre o perfil definido pelo requisitante corresponde ao que realmente foi requerido pelo cargo, considerando o contexto em que o profissional irá atuar.

Fonte: http://www.rh.com.br/Portal/Recrutamento_selecao/Artigo/6071/a-entrevista=de=selecao.html - Acesso em 1º de setembro de 2009, ás 17 horas e 30 minutos.

Um comentário:

  1. Lucky Club - Slots, Games & More - Lucky Club
    Lucky Club's exciting new slots luckyclub and games feature a wide variety of thrilling and engaging games, as well as a wide variety of welcome bonuses.

    ResponderExcluir