domingo, 18 de outubro de 2009

O CONCEITO, PAPEL E AS FUNÇÕES DE ARH.


No segundo dia de aula estudamos o conceito, papéis e as funções de ARH.
O conceito- A administração de Recursos Humanos é um conjunto de técnicas e instrumento que permitem as organizações atrair, manter e desenvolver o fator humano. Hoje mais conhecido como Gestão de Pessoas, por possuir várias ramificações que agregam vários segmentos das organizações como segurança, higiene, aprimoramento profissional e qualidade no trabalho.
O papel é dependente de cada organização pois é influenciada por vários pontos (sociais, culturais e econômicos), mas de um modo geral o ARH identifica o conjunto de incentivos capazes de motivar os participantes a os contribuições de interesses das organizações. Assim, o equilíbrio organizacional é a relação entre os incentivos oferecidos e contribuições como retornam a cada organização, pois cada mantém sua missão e visão.
As funções de ARH é a tendência evolução das organizações é que seja criado cada vez mais ramificado para integrar uma forma mais abrangente o fator humano com a organização, tendo por principais funções planejamento, recrutamento (técnicas de seleção), seleção integração (cada funcionário é inserido em determinada função), analise e descriminação das funções, avaliação do desempenho (avaliação do grupo de trabalho), remuneração e incentivos (salários, participações nos lucros) higiene e segurança no trabalho, formação profissional e desenvolvimento de pessoal, controle e auditoria, dentre outros.
Fontes: http://www.uniao.edu.br/aluno_online/conteudos/1/material-1-rh.ppt

Um comentário: