domingo, 18 de outubro de 2009

O QUE É CBO? PARA QUE SERVE E QUANDO UTILIZAR?

Na aula de Recursos humanos discutirmos o caderno profissional do jornal Correio Brasiliense e também aprendemos e discutimos a CBO.
CBO é a Classificação Brasileira de Ocupações, instituída por portaria ministral nº397, de outubro de 2002, tem por finalidade a identificação das ocupações no mercado de trabalho, para fins classificatórios juntos aos registros administrativos e domiciliares. Os efeitos de uniformização pretendida pela Classificação Brasileira de Ocupações são de ordens administrativas e não se estendem as relações de trabalho. Já a regulamentação da profissão, diferentemente da CBO é realizada por meio de lei, cuja apreciação é feita pelo congresso nacional, por meio de seus deputados e senadores, e levada á sanção do Presidente da República.
Serve como instrumento básico de informação para indicar a confirmação do mercado de trabalho, como para definição e execução de políticas e programas de equilíbrio deste mercado. Assim, a CBO destina-se ao desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre o mercado de trabalho (surgimento e desaparecimento de ocupações), política de emprego e de formação profissional (reconversões e requalificações profissionais), orientação para definição e investimentos tecnológicos e como base informativa para os censos demográficos.
A nova CBO tem uma dimensão estratégica importante, na medida em que, com a padronização de códigos e descrições, poderão ser utilizados pelos mais diversos atores sociais do mercado de trabalho.
Fonte: http://mtecbo.gov.br/cbosite/pages/home.jsf

8 comentários:

  1. Olá! vc sabe me responder qual a consequencia de um trabalhador ser registrado com a CBO errada?

    ResponderExcluir
  2. vc sabe me dizer as atividades diseignadas do assistente administrativo e qual familia ela pertence.

    ResponderExcluir
  3. qual definição de quidansteiro, e quais o materiais de epis utilizado

    ResponderExcluir
  4. Pablo, o nome não seria: Quitandeiro? dono de quitanda, quitanda - estabelecimento que vende frutas, verdaduras, peixes, legumes e etc..
    Ou, guindasteiro? Tênis de segurança, luvas nitrílicas (AM), luvas nitrilícas para lavagem de viaturas, luvas viniplast (p/cabo de aço), colete refletivo, óculos de segurança (escuro), capa para chuva, luvas de
    malha, bloqueador solar, botinas de segurança, macacão tyvec (p/op.guincho pesado). OBRIGATÓRIO: Tênis de segurança ou botinas de segurança, luvas nitrílicas (AM), luvas nitrilicas
    para lavagem de viaturas, luvas viniplast (p/cabo de aço), colete refletivo ou uniforme com faixas reflexivasfissional que trabalha operando guindastes.

    ResponderExcluir
  5. Consultas CBO via celular Android acesse o play store https://play.google.com/store e pesquise por CBO ou vá ao endereço https://play.google.com/store/apps/details?id=com.mydroidsoftware.cbo. Aplicativo MyDroid CBO

    ResponderExcluir
  6. Toda proficao tem uma numeração no CBO a de um trabalhado rural qual seria

    ResponderExcluir
  7. Oque acontece com a empresa q coloca uma classificaçao na carteira ,se nao existe na CBO??

    ResponderExcluir
  8. para um lava rápido!veículo eu preciso do CBO?

    ResponderExcluir