domingo, 18 de outubro de 2009

O QUE É CBO? PARA QUE SERVE E QUANDO UTILIZAR?

Na aula de Recursos humanos discutirmos o caderno profissional do jornal Correio Brasiliense e também aprendemos e discutimos a CBO.
CBO é a Classificação Brasileira de Ocupações, instituída por portaria ministral nº397, de outubro de 2002, tem por finalidade a identificação das ocupações no mercado de trabalho, para fins classificatórios juntos aos registros administrativos e domiciliares. Os efeitos de uniformização pretendida pela Classificação Brasileira de Ocupações são de ordens administrativas e não se estendem as relações de trabalho. Já a regulamentação da profissão, diferentemente da CBO é realizada por meio de lei, cuja apreciação é feita pelo congresso nacional, por meio de seus deputados e senadores, e levada á sanção do Presidente da República.
Serve como instrumento básico de informação para indicar a confirmação do mercado de trabalho, como para definição e execução de políticas e programas de equilíbrio deste mercado. Assim, a CBO destina-se ao desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre o mercado de trabalho (surgimento e desaparecimento de ocupações), política de emprego e de formação profissional (reconversões e requalificações profissionais), orientação para definição e investimentos tecnológicos e como base informativa para os censos demográficos.
A nova CBO tem uma dimensão estratégica importante, na medida em que, com a padronização de códigos e descrições, poderão ser utilizados pelos mais diversos atores sociais do mercado de trabalho.
Fonte: http://mtecbo.gov.br/cbosite/pages/home.jsf

9 comentários:

  1. Olá! vc sabe me responder qual a consequencia de um trabalhador ser registrado com a CBO errada?

    ResponderExcluir
  2. vc sabe me dizer as atividades diseignadas do assistente administrativo e qual familia ela pertence.

    ResponderExcluir
  3. qual definição de quidansteiro, e quais o materiais de epis utilizado

    ResponderExcluir
  4. Pablo, o nome não seria: Quitandeiro? dono de quitanda, quitanda - estabelecimento que vende frutas, verdaduras, peixes, legumes e etc..
    Ou, guindasteiro? Tênis de segurança, luvas nitrílicas (AM), luvas nitrilícas para lavagem de viaturas, luvas viniplast (p/cabo de aço), colete refletivo, óculos de segurança (escuro), capa para chuva, luvas de
    malha, bloqueador solar, botinas de segurança, macacão tyvec (p/op.guincho pesado). OBRIGATÓRIO: Tênis de segurança ou botinas de segurança, luvas nitrílicas (AM), luvas nitrilicas
    para lavagem de viaturas, luvas viniplast (p/cabo de aço), colete refletivo ou uniforme com faixas reflexivasfissional que trabalha operando guindastes.

    ResponderExcluir
  5. Consultas CBO via celular Android acesse o play store https://play.google.com/store e pesquise por CBO ou vá ao endereço https://play.google.com/store/apps/details?id=com.mydroidsoftware.cbo. Aplicativo MyDroid CBO

    ResponderExcluir
  6. Toda proficao tem uma numeração no CBO a de um trabalhado rural qual seria

    ResponderExcluir
  7. Oque acontece com a empresa q coloca uma classificaçao na carteira ,se nao existe na CBO??

    ResponderExcluir
  8. para um lava rápido!veículo eu preciso do CBO?

    ResponderExcluir
  9. Um guardador de autos com todos esses documento tera alguns diretos ou beneficio registro pelo ministerio do trabalho tem qual segurança do trabalho nas vias publica ..obg

    ResponderExcluir